SEJA UM MEMBRO, CLIQUE EM PARTICIPAR DESTE SITE.

Seguidores

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

PROERD

PARA DIZER NÃO ÀS DROGAS.

O Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) é um trabalho de parceria entre a Polícia Militar, escolas e famílias que desde 1992 vem lutando para prevenir o uso e o abuso de drogas e violência entre jovens estudantes do ensino fundamental. É aplicado em escolas federais, estaduais e municipais, destinando-se prioritariamente a estudantes do 5° ano, na faixa etária de 9 a 11 anos e agora também com a educação infantil.
 A missão do Proerd é reduzir a demanda pelas drogas, prevenindo o abuso de álcool e outras substâncias, reduzir os índices de violência, construir uma cultura de paz nas escolas promovendo ações educacionais e o fortalecimento da parceria com as comunidades, com o compromisso de complementar o projeto pedagógico das unidades de ensino.
A entrega dos certificados ocorreu no último dia 27, no Clube dos Aliados, em Campo Grande.
COORDENADORA PEDAGÓGICA, CRISTIANE LIMA E O CABO DANIEL, QUE DESENVOLVEU O PROGRAMA EM NOSSA UE



MOMENTO DO JURAMENTO



COORDENADORA CRISTIANE E AS PROFESSORAS DO 5º ANO: ANGÉLICA, MARIA LUIZA E CARLA


PRESENÇA MARCANTE DA FAMÍLIA

RECONHECIMENTO DA PARTICIPAÇÃO EFETIVA DOS PROFESSORES PARA O SUCESSO DO PROGRAMA


ALUNOS CERTIFICADOS! ALEGRIA DO 5º ANO

 



  

O TROFÉU É NOSSO!

Rioeduca 2012


Fomos também finalistas em mais duas categorias:
Rio de Leitores e Blog Escolar








 
Categoria: Rio Saudável
Projeto: Escola Saudável






A segunda edição do Troféu Rioeduca aconteceu na noite do dia 21 de novembro, no Vivo Rio.
Estávamos lá, na torcida, com muita vontade de poder levantar esse troféu !  O reconhecimento de um projeto muito importante, que contou com a participação de toda a comunidade escolar.
Estar na final já era uma coisa boa, mas corações dispararam com o anúncio da escola vencedora: EM Presidente Arthur Bernardes , a nossa querida , vencedora!


 A Coordenadora Pedagógica, Cristiane Lima, juntamente com a professora Carla Guimarães, recebeu o troféu em nome da escola e  agradeceu a  Equipe da EM Presidente Arthur Bernardes e a Secretaria Municipal de Educação por essa iniciativa.

PARTE DA EQUIPE DA ESCOLA COM O COORDENADOR DA 9ª CRE, PROFESSOR JOSÉ MAURO



DA ESQUERDA PARA A DIREITA: ALCIMERY, JULIA, SHIRLEI, CRISTIANE,LILIAN,MÁRCIA BRUNO, JÉSSICA, CLÁUDIA, CARLA E SELMA


EQUIPE COM MÁRCIA ALVES, REPRESENTANTE RIO EDUCA E VÂNIA VIDEIRA, DIRETORA DA EM PROFESSOR LAURO TRAVASSOS



Em nossa escola ...











" A saúde é um estado de completo bem-estar não só físico, como também mental e social."



quinta-feira, 15 de novembro de 2012

É HORA DE TORCER!





Estamos mais uma vez na grande final do Troféu Rioeduca.


Concorremos em três categorias:


  • Blog de Unidade Escolar
  • Rio de Leitores
  • Rio Saudável
A cerimônia de premiação será no dia 21/11, na casa de show Vivo Rio.
Vamos torcer!






C














terça-feira, 13 de novembro de 2012

12 DE NOVEMBRO - DIA DO DIRETOR DE ESCOLA

PARABÉNS A TODOS OS DIRETORES DESTA MEGA REDE DE ENSINO
O diretor de escola é, acima de tudo, um educador. Como tal, deve estar atento às consequências educativas de suas decisões e atos administrativos, pois estes repercutem de forma profunda na formação dos alunos.
 Se na nossa escola nos sentimos felizes e acolhidos, se buscamos sempre a excelência, certamente contamos com os cuidados, atenção e o direcionamento de alguém que acredita na educação e no seu poder de transformação.
                  
Parabéns, Diretora Elenice Machado!










domingo, 11 de novembro de 2012

LANCHE EMERGENCIAL - DE 12 A 14 DE NOVEMBRO



Lembramos que esse cardápio é provisório, pois a sua composição nutricional atende parcialmente às necessidades nutricionais em relação aos cardápios padronizados.
O lanche emergencial está ocorrendo porque estamos com duas merendeiras licenciadas e uma que prestou concurso para Secretária Escolar, foi aprovada e tomou posse.
Aproveitamos para desejarmos melhoras para o filho da nossa  merendeira Shirley, nesse momento tão delicado da sua vida; uma boa recuperação para Cláudia e parabéns para Cristiane Adami.



Por uma Escola Saudável


O 1º ANO COLOCA A MÃO NA MASSA
DELICIOSOS BISCOITOS SAUDÁVEIS
                                                


                                

Dicas do Nutricionista

PALESTRA EM NOSSA UE

MURAL DA TURMA 1103 - PROFESSORA HELOÍSA


TURMA 1102 - PROFESSORA LUCIANA

                                                                                
SEGUNDA
TERÇA
QUARTA
QUINTA
SEXTA
Bebida láctea
Iogurte
Suco de frutas

 Feriado
Ponto
Facultativo
Biscoito doce
Biscoito doce 
Biscoito
salgado



Fruta
Fruta
Fruta













sábado, 3 de novembro de 2012

MUSEU HISTÓRICO NACIONAL

TURMA 1502










A existência de museus revela o interesse de uma sociedade em criar territórios onde permaneçam aspectos relativos à sua cultura, identidade e memória. “As experiências proporcionadas ao visitar um museu vão desde o deleite e a contemplação dos objetos e cenários a processos mais profundos que envolvem a sensação de pertencimento, identidade e memória social”.
Os museus, ao desempenharem a função de centros agregadores do patrimônio cultural e social, possibilitam o contato do visitante a um universo de conhecimentos produzidos pela humanidade ao longo de sua história.
“Museus, independente de suas características, são locais de disseminação de conhecimento, descoberta de novos saberes e d e reflexão. Acima de tudo, são centros de memória e de perpetuação do conhecimento”, diz Cláudia Carvalho, diretora do Museu Nacional/UFRJ.



A turma 1502, da professora Carla, teve um dia especial cheio de alegria e descobertas no Museu Histórico Nacional.




O circuito de exposições de longa duração inicia-se no térreo, no hall das escadas rolante, com painéis contando a história do conjunto arquitetônico. Destaque para a monumental escultura equestre de D. Pedro II, de Francisco Manoel Chaves Pinheiro.
No hall do segundo pavimento, tem-se acesso à galeria com teto decorado por Carlos Oswald onde é projetado o multivisão sobre a trajetória do Museu Histórico Nacional.
Após a exibição, exposições abrangem da pré-história brasileira ao período republicano: acervo tradicional, peças contemporâneas e recursos multimídia auxiliam o visitante na compreensão de nossa história. 


EXPOSIÇÃO - ORERETAMA

   Quando, na passagem do século XV para o XVI, os europeus entraram em contato pela primeira vez com os habitantes do Novo Mundo, as populações indígenas já aqui viviam há pelo menos 500 séculos. Ao longo de tão vasto tempo, essas populações foram se adaptando ao meio ambiente e aqui construíram suas moradas, seus utensílios, seus mitos e saberes, sua cultura – numa palavra, oreretama – que significa nossa terra, nossa morada em tupi, tronco linguístico ao qual pertence um grande grupo de indígenas, descendentes dos primeiros habitantes desse imenso território tropical. 

DO MÓVEL AO AUTOMÓVEL








Já faziam parte das primeiras exposições do Museu Histórico Nacional, registradas no catálogo de 1924, alguns veículos de transporte terrestre, de tração humana e animal, que deram origem a uma das mais importantes coleções do gênero no Brasil.
Essa coleção, que teve grande expansão entre 1946 e 1948, quando foram a ela incorporadas onze viaturas, é formada por veículos “particulares”, utilizados no transporte de pessoas, principalmente na cidade do Rio de Janeiro. Em 1925, integrou-se ao acervo do Museu um dos primeiros automóveis a circularem na primeira década do século XX, também na então capital da República.
Devido às características das viaturas, não foram abordados nesta exposição os transportes coletivos ou de cargas, tendo sido priorizado o enfoque no Rio de Janeiro, onde o uso de cadeirinhas, berlindas e carruagens foi amplamente disseminado a partir da chegada da corte portuguesa, em 1808.
Ao todo, são apresentadas ao público nessa exposição 29 peças.





Textos :Angela Cardoso Guedes e Lia Peres Fernandes




 Atividades lúdicas ...





  •  







  • Impressões ...





    "A nossa visita foi muito interessante porque conhecemos coisas que não tínhamos ideia de que um dia existiram."
    Raissa Caroline


    " Aprendendo no museu, foi isso que percebemos e gostamos."
    Sarah Batista, Laura Barbosa, Ana Clara Farias e Bruna Cezário

    " Brincamos e gostamos das brincadeiras antigas."
    Mel e  Lorena
      
    " Adorei tudo que vi e desejo  voltar lá para matar a saudade." 




     Agradecimentos

      


    Equipe do Museu Histórico Nacional e em especial a Sra. Lúcia Coutinho.