SEJA UM MEMBRO, CLIQUE EM PARTICIPAR DESTE SITE.

Seguidores

sexta-feira, 29 de junho de 2012

NOSSO ALUNO NA FINAL!

Marcos Vinicíus França, da turma 1502, está na final do Concurso de Ilustrações Rioeduca e precisa da nossa ajuda.


Votação do I Concurso de Ilustrações Rioeduca

 
Lembramos que para participar da votação, é necessário "curtir" o trabalho e, por isso, o votante precisará possuir um perfil no facebook. As votações através do botão curtir serão encerradas no dia 12 de julho, às 23h e 59 min e os vencedores serão os trabalhos mais "curtidos".
 

Entrando no facebook, não se esqueça de curtir também as páginas da Educopédia e do Rioeduca. Assim receberão atualizações frequentes sobre os projetos e programas da nossa rede.

 

CLIQUE AQUI PARA VOTAR 

 

 

quinta-feira, 28 de junho de 2012

TROFÉU RIOEDUCA 2012

 
 Estamos habilitados e vamos concorrer, mais uma vez, em três categorias: Blog Escolar, Rio Saudável e Rio de Leitores. Em 2011 ganhamos 02 troféus!
Nesse primeiro momento precisamos dos votos dos alunos, professores e funcionários com email rioeduca.
Contamos com o apoio de todos.
Não sabe o seu email? Clique no link abaixo.

EMAIL RIOEDUCA

No dia 02/07 (segunda-feira) postaremos o link para a votação. Verifique logo o seu email.

CALENDÁRIO - PROVAS DO 2º BIMESTRE


RIO DE TODOS



Provas do 2º Bimestre

04 de julho - Língua Portuguesa (2º ao 5º ano)

05 de julho - Matemática (2º ao 5º ano)

06 de julho - Ciências (4º ao 5º ano)

21 de junho a 06 de julho - Produção Textual (2º ao 5º ano)



Provas para o 1º ano

04 de julho - Língua Portuguesa - Leitura

06 de julho - Alfabetização Escrita


Provas para o 2º e 3º anos

06 de julho - Alfabetização Escrita



 


Contamos com a união entre a família e a escola para alcançarmos bons resultados.
 

sexta-feira, 22 de junho de 2012

ENQUETE LANÇADA




O QUE VOCÊ FAZ PARA AJUDAR O MEIO AMBIENTE?


      VOTE!  (COLUNA DIREITA DO BLOG)






Cachoeira - Recados e Imagens para orkut, facebook, tumblr e hi5

ACOMPANHANDO A RIO+20

PROFESSORA ROSÂNGELA - TURMA 2011

Rio+20: texto final será levado para aprovação de chefes de Estado

 
A declaração final da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), submetida nesta sexta-feira à ratificação de chefes de Estado e de governo das Nações Unidas, é um texto de 53 páginas (a quantidade pode mudar dependendo da língua a ser consultada), com boas intenções e o lançamento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (veja o documento no link www.uncsd2012.org/thefuturewewant.html, em inglês, espanhol, francês, russo, chinês ou árabe.

Da Eco92 à Rio+20: o que mudou em 20 anos
Veja as transformações causadas pelo aquecimento global
Como cientistas esperam resfriar o planeta antes que seja tarde demais

quinta-feira, 21 de junho de 2012

BOM INVERNO PARA TODOS

 


O inverno começou ontem (20), às 20h09.
Segundo o Observatório Nacional (ON), a estação terminará às 11h49 do dia 22 de setembro, quando terá início a primavera.
Essas datas podem variar de um ano para o outro.

ACOMPANHANDO A RIO+20


"Eu gostaria que os homens parassem de matar as florestas."
Natiele - Turma 1403



000_DV1199064.jpg

Presidenta discursa na Rio+20 e cobra redução dos padrões mundiais de consumo

Presidenta também criticou os países desenvolvidos pela transferência das indústrias poluentes do Norte para o Sul

 "O desafio da sustentabilidade se apresenta em razão de uma perspectiva futura, mas as tarefas são do presente. Tempo é o recurso de maior escassez", discursou a presidenta.Dilma também cobrou a necessidade de redução dos padrões mundiais de consumo e criticou os países desenvolvidos pela transferência das indústrias poluentes do Norte para o Sul, o que "colocou as economias desenvolvidas no rumo de uma produção mais limpa, mas deixou uma pesada carga para os países em desenvolvimento".

 Fonte:   ISTO É - CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS

 

 

quarta-feira, 20 de junho de 2012

RIO + 20

 tarja-rio+20

O feriado da Rio+20: como vai funcionar a cidade

Objetivo é esvaziar as ruas para facilitar o deslocamento dos chefes de estado. Medida atinge escolas e repartições públicas, mas comércio vai funcionar.

 Para evitar um colapso no trânsito durante a Rio+20, a prefeitura articulou a criação de um feriado escolar prolongado, nos dias 20, 21 e 22 de junho. A medida afeta apenas instituições de ensino, como creches, escolas, universidades e outras. Também haverá ponto facultativo para os funcionários públicos do município e do estado, na capital. Já o comércio e os bancos vão abrir normalmente. Um esquema especial será implementado para minimizar os transtornos no trânsito.

 CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS   


RIO + 20








Rio de Janeiro, 18 de maio de 2012


Carta para um Mundo Sustentável



A todos que necessitam de um planeta para viver


    Hoje nos reunimos para escrever essa carta, que não deve ficar sem resposta. Falamos em nome de todos os alunos da Escola Municipal Presidente Arthur Bernardes, sentindo orgulho por estarmos escrevendo e, ao mesmo tempo, envergonhados com toda a destruição do planeta.
   O planeta Terra já foi menos poluído, a água do mar já foi menos suja e, se o homem não tomar uma providência séria e rápida a respeito da preservação da natureza, dentro de pouco tempo, muitas coisas vão acabar. 
  Também tem esse pessoal mal educado que não pensa na biodiversidade que está ameaçada e precisando de ajuda! O pulmão do planeta está doente. E os animais? Tem tantos em extinção como o mico-leão-dourado, sagui, tatuaçu entre outros que estão morrendo. Fora os que já morreram, desapareceram.
  Segundo pesquisas, até o final de 2008, cientistas identificaram cerca de 14 milhões de espécies biológicas em processo de extinção. Nossa, são muitos animais! Estamos no ano de 2012 , ouvimos falar tanto em futuro, temos os dados do passado, precisamos trabalhar agora, no presente.
   O que já morreu não tem como voltar, mas o que existe pode ser protegido.
 Os governantes dos países poderiam evitar tanta destruição, sabemos disso, pois conhecemos a existência de um código chamado: Código Florestal.Ele deveria proteger mais a própria natureza do que os interesses dos que têm terras.
  O planeta precisa de proteção, assim como as crianças.
 Nos despedimos acreditando que essa carta retorne com a notícia de uma proposta de mundo melhor para todos.



Atenciosamente,

Grêmio Estudantil da EM Presidente Arthur Bernardes


DA ESQUERDA PARA DIREITA:
MARIA EDUARDA COSTA, SHAYLA MADUREIRA,JÚLIA NINAUT E MARIA EDUARDA MAURÍCIO




  



Teste seus conhecimentos!  TESTE OS SEUS CONHECIMENTOS SOBRE MEIO AMBIENTE

Gif



sexta-feira, 15 de junho de 2012

VACINAÇÃO

 
ATENÇÃO!
16/06/2012 ( Sábado )
Das 8 às 17 horas
Vacinação contra a Poliomielite nesta Unidade Escolar.
Crianças até cinco anos incompletos.


1.O QUE É POLIOMIELITE? A Poliomielite ou Paralisia Infantil é uma doença infecto-contagiosa viral aguda, provocada por vírus e que pode ocorrer sob forma de infecção inaparente ou sob forma paralítica que pode provocar sequelas permanentes ou levar à morte.
2. QUAIS SÃO OS SINTOMAS DA DOENÇA? A doença se caracteriza por um quadro clássico de Paralisia Flácida de início súbito, acompanhada de febre. Acomete em geral os membros inferiores com flacidez muscular, com diminuição ou abolição dos reflexos neurológicos.
3. QUAL É O OBJETIVO DA CAMPANHA DE VACINAÇÃO? Trata-se de uma ação que tem por objetivo a vacinação em massa da população alvo visando a imunização contra a Paralisia Infantil para manter o estado de Erradicação da doença no País e nas Américas e evitar e reintrodução do vírus em áreas livres do mesmo.
4. QUEM DEVE SER VACINADO? Todas as crianças menores de 5 anos, independente de vacinações anteriores.
5. SE A CRIANÇA JÁ TIVER COMPLETADO 5 ANOS, PRECISA SER VACINADO? Para crianças que já completaram 5 anos, não é mais necessário participar das Campanhas.
6. A VACINA É EFICAZ? A vacina é muito eficaz. Atualmente, a Poliomielie encontra-se erradicada no Brasil em virtude das ações de Imunização e Vigilância, desenvolvidas desde 1980 até 1994, quando o País recebeu o Certificado de Erradicação da Poliomielite, juntamente com os outros Países das Américas do Norte, Central e do Sul.
7. SE A CRIANÇA ESTIVER DOENTE, PODE SE VACINAR? Somente não deve ser vacinada a criança menor de 5 anos que no dia da Campanha (Sábado) estiver em curso de uma doença GRAVE. Na dúvida, orienta-se que todas as crianças sejam levadas a algum Posto de Vacinação para avaliação pelo profissional de saúde.
8. O QUE LEVAR PARA VACINAÇÃO? Orienta-se que os pais ou responsáveis levem o Cartão da Criança ou a Caderneta de Vacinação que comumente são utilizados na vacinação de rotina. Crianças menores de 5 anos, que por algum motivo, não estiverem com o Cartão no Sábado, devem ser levadas aos Postos da mesma forma. Estar sem o Cartão de Vacinação não impede a participação na Campanha.
09. CRIANÇAS COM CADERNETA DE VACINAÇÃO EM ATRASO PODEM SER VACINADAS? Sim, mesmo com situação vacinal em atraso, todas as crianças menores de 5 anos devem participar da Campanha.   
10. QUAL É O HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DOS POSTOS? Estarão funcionando Postos de Vacinação em todo Município do RJ, de 8 às 17 horas.

quarta-feira, 13 de junho de 2012

MUSEU DA ENERGIA - TURMA 1304

  A turma 1304, da professora Jéssica, teve a oportunidade de visitar o Museu da Energia, reforçando de forma lúdica os estudos sobre Sustentabilidade. A visita ocorreu no dia 11/06, em virtude do mau tempo, não foi possível brincar no parque das energias, mas todos aproveitaram muito  as atividades interativas dentro do museu e a peça teatral exibida, que arrancou muitas gargalhadas.





Peça Teatral "A Incrível História do Pirata e o Dono do Fim do Mundo"
Complementando os circuitos de visitação realizados no período da tarde, o Museu da Energia apresenta no Teatro do Centro Cultural Ligh a divertida e incrível história do pirata Barba Negra e o dono do fim do mundo, tendo como pano de fundo as questões da sustentabilidade ambiental e da ética, dispostas de maneira lúdica, motivando e escoltando a sempre atraente história da luta do bem contra o mal. 
 
 

 



 A iniciativa é da empresa Light que gerencia a distribuição de energia elétrica e outros serviços no Rio de Janeiro. Além disso, o Museu da Energia tem a pretensão de estimular mudanças de atitude no consumidor de energia elétrica, combatendo os desperdícios e as ligações clandestinas, que tanto prejudicam a sociedade.


Aceita um desafio?






Serviço

Centro Cultural Light
Endereço: Avenida Marechal Floriano, 168 – Centro – Rio de Janeiro/RJ
Horário de Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 16h
Capacidade de atendimento diário: 120 pessoas
Agendamento:  www.museulight.com.br

terça-feira, 12 de junho de 2012

PARABÉNS, CRISTIANE!



CRISTIANE - COORDENADORA PEDAGÓGICA



"Que a  sua vida seja pontilhada de bons e felizes momentos. "
Feliz Aniversário!
                                                                     11/06

sábado, 9 de junho de 2012

NATUREZA COM ARTE



A Educação Infantil 10, da professora Selma, realizou um trabalho sobre Meio Ambiente que ficou lindo, usando giz de cera colorido e papel camurça, as crianças retrataram a natureza.








RIO + 20







quinta-feira, 7 de junho de 2012

TURMA 1401

Terrário: um pedaço da natureza na sala de aula

A turma da professora Simone Duque criou um , que está exposto no pátio da escola.
 O terrário permite explorar, desde as primeiras séries, os cinco passos de uma investigação científica: observação, registro, questionamento, experimentação e conclusão. É testando e comprovando que as crianças fazem ciência exatamente como os cientistas. 

 










 Parabéns, turma 1401!
Professora Simone Duque

terça-feira, 5 de junho de 2012

MEIO AMBIENTE

             

                                          






 Dia Mundial do Meio Ambiente

A criação da data foi em 1972, em virtude de um encontro promovido pela ONU (Organização das Nações Unidas), a fim de tratar de assuntos ambientais, que englobam o planeta, mais conhecido como conferência das Nações Unidas.
A conferência reuniu 113 países, além de 250 organizações não governamentais, em que a pauta principal abordava a degradação que o homem tem causado ao meio ambiente e os riscos para sua sobrevivência, de tal modo que a diversidade biológica deveria ser preservada acima de qualquer possibilidade.
Nessa reunião, criaram-se vários documentos relacionados às questões ambientais, bem como um plano para traçar as ações da humanidade e dos governantes diante do problema.
A importância da data está relacionada às discussões que se abrem sobre a poluição do ar, do solo e da água; desmatamento; diminuição da biodiversidade e da água potável ao consumo humano, destruição da camada de ozônio, destruição das espécies vegetais e das florestas, extinção de animais, dentre outros.


 


Na nossa escola muitas ações são realizadas  para despertar a consciência ecológica, dentre tantas, vale a pena registrar as atividades do 2º ano, das professoras Nilce e Ana Lúcia, que produziram um lindo mural externo e até na sala de aula, o lixo é separado.


MURAL EXTERNO  PRODUZIDO PELO 2º ANO


TURMA 1204


LIXEIRAS PARA COLETA SELETIVA - PRESENTES NA SALA DE AULA