SEJA UM MEMBRO, CLIQUE EM PARTICIPAR DESTE SITE.

Seguidores

domingo, 22 de abril de 2012

PLANETA TERRA, A NOSSA CASA




Dia da Terra

 O Dia da Terra vem ganhando cada vez mais importância desde que  foi criado timidamente no início da década de 1970. Este ano, mais de 500 milhões de pessoas devem comemorar o Dia da Terra em 85 países. 
 Aproveite esta época para fazer alguma coisa boa para o planeta mãe Terra, como plantar uma muda, convocar os amigos para ajudar a coletar o lixo da praça ou parque que você frequenta, colocar lixeiras perto dos rios para evitar lixo nos córregos e muito mais pode ser feito. O importante é passar a mensagem da importância de cuidar do nosso planeta, afinal esta é a nossa casa.

Por coincidência hoje também celebramos o descobrimento do Brasil, quando os portugueses desembarcaram em terra tiveram o primeiro contato com os índios. Os portugueses estranharam muitos dos hábitos indígenas como o fato de andarem nus! Já que o calor do clima tropical é intenso as peças utilizadas funcionavam mais como adornos, o que contrastou muito com as roupas pesadas dos europeus devido ao clima mais frio e ameno.

Apesar do choque entre culturas, os índios ensinaram muito aos europeus. Os índios viviam e vivem em harmonia com a natureza, respeitam a mata, valorizam os bichos e são profundos conhecedores da flora onde vivem, inclusive utilizam como medicamentos diversos tipos de plantas. 

 

CONSTRUINDO MAQUETES: UM SUPORTE LÚDICO PARA O ENSINO


Parabéns, Rayanne!

Na realização das atividades do Caderno Pedagógico do 4º ano, houve uma abordagem sobre vulcões. A  turma gostou muito e a construção da maquete recomendava a orientação e acompanhamento de um adulto, isso não foi problema para a aluna Rayanne que contou com a presença e auxílio da sua mãe. O resultado? Um sucesso!
ALUNA RAYANNE

BELO TRABALHO

RAYANNE COM A PROFESSORA SIMONE

VULCANISMO NO BRASIL
DÊ UM CLIQUE E SAIBA MAIS.

A IMPORTÂNCIA DE UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NA INFÂNCIA


A realidade entre crianças e adolescentes mostra um caminho contrário ao da busca pela saúde. Sobrepeso e obesidade crescem cada vez mais nesta parcela da população, preocupando a saúde pública.
Consumo excessivo de doces, fast-foods e snakcs (pequenos lanches, geralmente nada saudáveis, entre as refeições) são hoje rotina na vida das crianças e adolescentes modernos. Rodeados pela forte influência da mídia – que incentiva cada vez mais o consumo de alimentos ricos em gorduras e com alto valor calórico –, tornam-se presas fáceis das grandes indústrias alimentícias.
 
 O cardápio da merenda escolar é elaborado por profissionais do Instituto Annes Dias e tem o cuidado de oferecer uma alimentação adequada e saudável. 
Para a formação de bons hábitos alimentares, contamos também com a participação dos pais.

sábado, 21 de abril de 2012

POR QUE HOJE É FERIADO?


  

                                             


Quem foi Tiradentes?

O seu nome era Joaquim José da Silva Xavier, nasceu em 1746 na Vila de São José Del Rei (hoje Tiradentes), Minas Gerais. Seu pai era um pequeno fazendeiro. Ficou conhecido como Tiradentes por ser dentista, profissão que aprendeu com o tio após ficar órfão. Tiradentes não foi apenas dentista, mas também minerador entre outros ofícios. Como muitos, Tiradentes não aceitava os altos impostos cobrados na época por Portugal, essa revolta foi aumentando até que surgiu um movimento revolucionário chamado de Inconfidência Mineira que tinha como objetivo acabar com os impostos abusivos e também conseguir a independência brasileira. Este movimento foi denunciado antes de ser concretizado. Foi iniciado um processo contra todos os revolucionários, mas apenas Tiradentes, o único condenado a morte foi enforcado em praça pública em abril de 1792.



http://www.smartkids.com.br/datas-comemorativas/21-abril-dia-de-tiradentes.html

ANIVERSÁRIO DE BRASÍLIA



O Google homenageou Brasília (DF) neste sábado. Com famosos monumentos da capital, a empresa criou um logo especial, chamado doodle, para comemorar os 52 anos da cidade. Entre as construções lembradas estão o Congresso Nacional, o Palácio da Alvorada e a Catedral Metropolitana.
No doodle, os monumentos foram retratados pelos traços do próprio Oscar Niemeyer, arquiteto brasileiro responsável pela obras reais.
Capital federal do Brasil, Brasília foi inaugurada em 21 de abril de 1960, pelo então presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira. A cidade é a terceira capital do Brasil, após Salvador e Rio de Janeiro. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, em 2010, a população ultrapassava o número de 2 milhões de habitantes.